O encerramento da exposição Rosarium, patente no Santuário de Fátima, vai acontecer no próximo dia 15 de outubro, mas antes desse momento realiza-se esta quarta-feira, dia 2, às 21h15, a sexta e última visita temática.
Esta visita será orientada por Fátima Eusébio, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, doutorada em História da Arte, especialista em arte barroca, e com “larga experiência na coordenação de exposições”, destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
“Fátima Eusébio traz a Fátima uma visão abrangente sobre a importância da museologia para a nova evangelização no tempo contemporâneo”, refere o texto de divulgação da iniciativa, que contará com entrada livre, iniciando-se com uma visita breve à exposição, prosseguindo depois com a intervenção da oradora convidada.
Mais de 350 mil visitas
A exposição Rosarium: alegria e luz, dor e glória foi inaugurada a 22 de novembro de 2022. Desde então, e até meados de agosto de 2024, a mostra “foi visitada por mais de 350 mil pessoas”, indica o Santuário. Os “portugueses foram os que mais procuraram este espaço museológico, mas com pouca margem percentual relativamente aos de outras nacionalidades”, indica a equipa do Museu do Santuário, adiantando que “aos visitantes nacionais sucedem, em número e por esta ordem, os oriundos de Espanha, Brasil, França, Estados Unidos da América, Polónia e Itália”.
Obras em exposição
A mostra pode ser conhecida das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Entre as peças em exposição está a instalação artística Saltério, de Ana Bonifácio, que reúne um total de 150 rosários oferecidos ao Santuário por peregrinos. Está também patente a obra Suspensão, da artista Joana Vasconcelos, que permite aos visitantes um contacto próximo com as contas do terço, que nesta obra surgem iluminadas. Na mostra surge também a representação de um soldado morto, através da escultura Jaz morto e arrefece o Menino de sua mãe, da autoria de Clara Menéres. Entre os objetos em exposição estão ainda terços dos pastorinhos, de Papas, de Santa Teresa de Calcutá e dos pescadores de Caxinas. Os materiais que compõem os terços são diversos: há ouro, prata, marfim, plástico, madeira e osso, por exemplo.
Nova exposição no horizonte
A exposição encontra-se patente no Convivium de Santo Agostinho, localizado no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, espaço que, segundo o Santuário de Fátima, “acolherá uma nova mostra que já se encontra em preparação”. O título da nova exposição será anunciado por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, no final da visita temática desta quarta-feira.