O bairro de La Torre, em Valência, foi um dos mais afetados pela tempestade | Foto: Delegación Medios Arzobispado Valencia

Na sequência das chuvas torrenciais que devastaram Valência, em Espanha, na última terça-feira, 29 de outubro, o Papa Francisco manifestou a sua solidariedade e proximidade para com as vítimas, através de um vídeo dirigido a Luis Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

“Quero exprimir a minha proximidade ao povo de Valência. Estou próximo deles neste momento de catástrofe”, refere o Santo Padre, na mensagem que a Conferência Episcopal Espanhola decidiu tornar pública, através das redes sociais. O Sumo Pontífice pede a Luis Argüello, também arcebispo de Valladolid, que desde essa diocese faça chegar ao povo valenciano a sua mensagem de proximidade e oração – “Eu rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos” – diz o Papa.

Em nome da Conferência Episcopal Espanhola, Luis Argüello e Francisco Magán, secretário-geral da CEE, enviaram uma mensagem a Enrique Benavent, arcebispo de Valência, e a Julián Ros, administrador diocesano de Albacete, manifestando a sua proximidade após a catástrofe. “As nossas sinceras condolências pelas perdas humanas, bem como a nossa proximidade e orações por todos aqueles que sofrem danos materiais ou físicos causados ​​por este tipo de situações catastróficas”, escreveram. Através da rede social X, Luis Argüello, expressou também “o compromisso de ajuda da CEE”.

De acordo com um recente balanço das autoridades, pelo menos 158 pessoas morreram desde terça-feira devido ao fenómeno meteorológico ‘Dana’, que fez com que o equivalente a um ano de chuva caísse em cerca de oito horas. A grande maioria das mortes ocorreu em Valência. As chuvas torrenciais afetaram o Sul e o Leste de Espanha. Neste momento, decorrem as buscas e os trabalhos de resgate de um número indeterminado de pessoas que se mantêm desaparecidas.