Já arrancou a nova edição da campanha “Presentes solidários”, promovida pela Fundação Fé e Cooperação (FEC). A iniciativa tem como lema “Dar a duplicar”. No âmbito desta campanha, a compra de um postal ilustrado para oferecer a alguém contribui para a aquisição de um bem para apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade.
O catálogo de 2024 apresenta dez presentes, que compreendem sessões de fisioterapia, roupa e alimentos para bebés e mães, peixe, carne e proteína vegetal, mochilas e capas para a chuva, refeições diárias, cabazes de alimentos, vasos sanitários e autoclismos, utensílios para a produção de doces e compotas, materiais para sala de estimulação, e consultas oftalmológicas e óculos. Estes bens destinam-se a oito países, que incluem Moçambique, Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Cabo Verde e Angola. Os preços dos “presentes solidários” variam entre os seis e os 200 euros.
Com mais de 30 anos de trabalho, a FEC é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que dinamiza esta campanha desde 2006. A fundação explica que este ano “o foco é na alimentação, na saúde e na educação, necessidades básicas que continuam em falta em muitas partes do globo”.
Os postais são desenhados pela ilustradora Francisca Sampayo, e, este ano, o rosto da campanha é a locutora Filipa Galrão, que destaca que esta iniciativa pode contribuir para dar melhores condições de vida a muitas pessoas. “Não precisamos de muito para fazer a diferença na vida destas pessoas. Mais do que uma responsabilidade, é também um compromisso com um mundo melhor. É sobre fazer parte de algo maior do que a nossa própria individualidade”, disse a profissional, citada pelos serviços de comunicação da FEC.
Desde a primeira edição desta iniciativa, em 2006, “já foram angariados mais de 45 mil presentes, num total de 603 961 euros”. A fundação realça que “sempre que possível”, estes bens “são adquiridos localmente, de forma a dinamizar a economia local”. Através de um comunicado enviado por e-mail, a Fundação Fé e Cooperação destaca ainda que na última edição da campanha foi possível “angariar 2.005 presentes que beneficiaram mais de 4.000 pessoas nos oito países lusófonos”. A campanha “Presentes solidários” vai decorrer até ao próximo dia 6 de janeiro.