“A organização humanitária “apela à generosidade da comunidade para que estas famílias possam celebrar uma época natalícia mais digna e feliz”, e destaca que desta forma, os doadores se podem revelar ‘estrelas’ na vida dos mais frágeis.” | Imagem: Cáritas Diocesana de Coimbra

Até ao próximo dia 16 de dezembro, está em curso a campanha “Natal solidário 2024”, com o lema “Seja a estrela deste Natal!”. Esta iniciativa é promovida pela Cáritas Diocesana de Coimbra que explica, através do seu website, que desta forma pretende “apoiar cerca de 200 famílias acompanhadas pelo Centro de Apoio Social (CAS)”.

Todas as pessoas que pretendam dar o contributo para esta ação são convidadas a fazer donativos monetários, “permitindo assim às famílias [vulneráveis] uma maior liberdade para adquirirem os bens de que realmente necessitam”, explica a organização humanitária da Igreja Católica. A pensar nos mais pequenos, a Cáritas de Coimbra sugere também a “oferta de brinquedos novos”.

Cabazes de Natal

Além de donativos monetários, a Cáritas pretende distribuir cabazes de Natal, e, por isso, apela à doação de “produtos da terra”, como “batatas, cenouras, couves, abóboras, frutas, e outros produtos frescos”. A organização propõe ainda a oferta de bens como azeite, óleo, enlatados, açúcar, farinha, chocolates, fraldas de criança, pasta de dentes e papel higiénico, por exemplo.

As doações podem ser deixadas na sede da Cáritas de Coimbra. Os bens doados serão entregues às famílias entre os próximos dias 18 e 20 de dezembro. A organização humanitária “apela à generosidade da comunidade para que estas famílias possam celebrar uma época natalícia mais digna e feliz”, e destaca que desta forma, os doadores se podem revelar ‘estrelas’ na vida dos mais frágeis.

Campanha apoia os mais frágeis

A Cáritas Diocesana de Coimbra explica que o seu Centro de Apoio Social (CAS), cujas famílias apoiadas beneficiarão desta campanha de Natal, se trata de uma “resposta social que se destina a apoiar pessoas ou famílias que se encontrem em situação de inesperada carência económica e social”. Este apoio é prestado a “nível económico, mas também no aconselhamento e encaminhamento para outros serviços, quer da própria Cáritas, quer externos, que melhor poderão responder às problemáticas diagnosticadas”. Entre os apoios prestados pelo CAS estão o aconselhamento, pagamento de despesas apoio alimentar, e distribuição de vestuário, material escolar, mobiliário e produtos de criança.

Em Lisboa, “Natal à mesa”

Também a Cáritas Diocesana de Lisboa lançou a sua campanha solidária, este ano intitulada “Natal à Mesa”, apelando “à generosidade e solidariedade” de todos “para proporcionar, a famílias em situações vulneráveis, um Natal à Mesa digno e acolhedor”.

A organização destaca que é através da angariação de fundos monetários que consegue transformar o Natal dessas famílias, “promovendo a esperança e o conforto de quem mais precisa”.

“Fazer-nos refletir sobre o verdadeiro espírito do Natal é a principal missão da Cáritas Diocesana de Lisboa com esta campanha, alimentando a ideia de que, todos juntos, através de uma solidariedade coletiva, é possível fazer a diferença”, pode ler-se na nota enviada ao 7MARGENS.

As contribuições para a campanha solidária podem ser feitas através da aplicação MBWay para o número 925401406 ou no site https://lojadedonativos.caritaslisboa.pt/ .

Em 2023, a Cáritas Diocesana de Lisboa apoiou mais de duas mil famílias, num total de cerca de cinco mil pessoas, entre as quais 900 crianças.

“Juntos, podemos criar um Natal mais solidário e encher mais mesas de esperança e partilha!”, apela a Cáritas.