Conforme já vem sendo habitual na quadra natalícia, os Missionários da Consolata em Fátima, encontram-se atualmente a dinamizar a campanha “Natal solidário”, sob o lema “Faça uma família feliz neste Natal”. Simão Pedro, sacerdote Missionário da Consolata e dinamizador da campanha, destaca que “já começaram a chegar alimentos”, e também artigos de higiene.

Os donativos vão ser entregues a “cinco” famílias. “Estas famílias têm sete crianças dos seis meses aos 12 anos, e três adolescentes, dos 14 aos 17 anos.” A pensar nos mais novos, haverá presentes. “Algumas pessoas estão a dar prendas. É por isso que temos as idades das pessoas que vão beneficiar da campanha”, esclarece o missionário.

Os cabazes serão montadas pelos elementos do Pro-Voca, um grupo de jovens dinamizado pelos Missionários da Consolata, e por pessoas amigas dos Missionários da Consolata. Os cabazes vão elaborados tendo em conta a constituição de cada agregado familiar.

Segundo Simão Pedro, há pessoas a doar de forma “muito generosa”, e as famílias beneficiadas têm demonstrado, ao longo das edições desta campanha, uma grande gratidão pelos bens recebidos. “Todas as famílias onde vou entregar os cabazes acolhem-me com muita alegria e gratidão. Eu digo-lhes sempre que esse agradecimento é também para todos os amigos que me ajudaram. Tive receio que os adultos beneficiados ficassem com vergonha, mas todas as famílias que têm sido ajudadas, são todas muito recetivas e agradecem, porque são realmente carenciadas.”

A campanha tem permitido levar bens essenciais a quem enfrenta a falta deles. “O que é muito bonito nesta campanha é que no Natal estas famílias vão ter o frigorífico cheio, e isso é muito bonito. Às vezes, há algumas pessoas que dizem que esta campanha pode estar a ‘mimar em vez de educar’, mas nós temos todo o ano para educar as pessoas e tentar ajudar a arranjar um trabalho, por exemplo, mas quando é Natal, é tempo de família. Em anos anteriores, no ato de entrega dos cabazes a uma família com três crianças vi um frigorífico onde existia apenas uma caixa de manteiga e umas garrafas de água e isso chocou-me. Pelo menos naquele Natal, ficaram com o frigorífico e a despensa cheios. É bonito.”

As pessoas que desejem dar o seu contributo para esta iniciativa podem entregar alimentos na receção dos Missionários da Consolata, em Fátima, até ao próximo sábado, 21 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, e entre as 15h00 e as 19h00. A partir dos bens alimentares oferecidos serão construídos cinco cabazes, que vão ser entregues na próxima segunda-feira, 23 de dezembro, a cinco famílias carenciadas que residem nas proximidades de Fátima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *