Cena do filme “The Old Oak”, que será exibido no festival. Uma película dirigida por Ken Loach. | Imagem: DR

É já esta quinta-feira, 16 de janeiro, que o Festival Internacional de Cinema sobre a Migração regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa. Com a temática da integração dos migrantes na ordem do dia, a 9ª edição da iniciativa terá como mote “Uma casa partilhada: Inclusão dos migrantes através do diálogo”.

O festival – promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com o Centro Internacional para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID) e com o Centro Regional para a Europa Ocidental (UNRIC) – arranca às 17 horas, com intervenções dos representantes daquelas instituições e uma mensagem vídeo de Volker Turk, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Segue-se o painel de discussão “Mais do que políticas: Quebrar as barreiras à pertença”, no qual participarão Mário Pedro (membro do Conselho de Administração da Agência para a Integração, a Migração e o Asilo – AIMA), Isabel Silva (cofundadora da MEERU, ONGD de apoio à integração de refugiados), e Mónica Ferro (diretora do Gabinete do Fundo de População das Nações Unidas -UNFPA para Portugal, Reino Unido, Irlanda, Itália e Espanha).

A primeira parte do festival termina com o testemunho pessoal de uma mulher migrante, seguindo-se, às 19h, um espetáculo cultural do Teatro do Imigrante, “Na Boca do Tubarão”. A peça servirá como introdução ao filme “O Pub The Old Oak” de Ken Loach, cuja exibição terá início às 19h15.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no sítio da OIM.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *